Um olhar sobre a importância do trabalho na vida das pessoas

*Por Amanda M. Duarte

Atualmente podemos observar um grande número de pessoas que acabam vendo seu trabalho apenas como uma forma de garantir seu sustento e de sua família, esquecendo muitas vezes que o trabalho pode modificar um indivíduo como um todo. Digo isso, em virtude de saber o quanto me reinventei ao descobrir o verdadeiro significado de pertencimento, motivação e ascensão profissional dentro de uma empresa.

Ao passo que fui me descobrindo como ser atuante dentro do local que sirvo como colaboradora, eu logo fui distanciando-me do termo “funcionária”.

Muito mais que ter uma função ou cargo, é você saber seu lugar como colaborador ativo dentro de uma determinada instituição. Por vezes,  acabamos servindo como um eixo de uma engrenagem, lembrando que somos parte de um todo.

Não basta sairmos de nosso lar e acreditar estar indo de encontro as nossas obrigações que por sua vez, nos permitirá dar sustento as nossas famílias.

Devemos saber da nossa importância, precisamos ter um verdadeiro propósito de vida. Afinal, é exatamente isso que diferencia as pessoas de sucesso daquelas que trabalham apenas por uma questão de sobrevivência.

Vale a pena ressaltar que devemos crer que o universo nos dá exatamente o que precisamos para nosso crescimento enquanto indivíduos. Ou seja, cabe a nós sermos gratos e saber usufruir o que nos foi possibilitado.

Ser parte de uma empresa reconhecida pela sua precisão, humanização e natureza acolhedora, me fez sentir que algo poderia ser agregado, não só no meu propósito profissional como também, de vida.

Na experiência que vivo a mais de 5 anos, no laboratório Birck, a certeza de estarmos emaranhados em uma grande teia, cobre todos os estereótipos sociais que eu trazia comigo.

Pertencer a uma equipe que trabalha em prol de um mesmo objetivo, me ensinou o verdadeiro significado da palavra coletivo. Aprendi a criar laços de amizade e cooperação. Sobretudo, um entusiasmo enorme ao testemunhar a satisfação e alegria das pessoas que acabam usufruindo dos serviços que oferecemos. Toda vez, que posso olhar nos olhos do cliente e vê-lo como ser humano eu esqueço os velhos paradigmas de uma sociedade que vê a saúde como um produto de consumo.

Me sinto segura no que faço, não somente porque investi anos a fio na profissão, mas por receber muito incentivo e coragem dos gestores da empresa, que sabem combinar respeito com sensibilidade. E, sobretudo, demonstrar na prática que é preferível motivar a obrigar. Gestores que de modo funcional sabem o valor que um colaborador tem para a empresa.

Se fosse descrever em uma única palavra meu olhar sobre a importância do trabalho em minha vida, seria “reconhecimento”. Afinal, no contexto em que estou inserida, a cultura de trabalhar “bem” e “feliz” é propagada diariamente. Isso não tem preço!

Desenvolver um trabalho, num local de energia indescritível, é de fato ter expectativas alinhadas e um desejo enorme de seguir em frente. Só me resta agradecer por fazer parte dessa equipe que posso chamar de segunda família, me permitindo ser cada dia melhor como pessoa e também profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.