Tudo que você precisa saber sobre o Teste do Suor

Estamos no Setembro Roxo: um mês inteiro dedicado à campanha de conscientização sobre a Fibrose Cística, uma doença genética rara, que tem tratamento e deve ser diagnosticada de forma precoce, para oferecer mais qualidade de vida aos pacientes.

Também conhecida como “a doença do beijo salgado”, a Fibrose Cística é considerada a mais comum entre as doenças raras e se caracteriza pela alta concentração de cloreto de sódio no suor, devido à disfunção das glândulas secretoras.

Apesar de não ser uma doença contagiosa, ela afeta diversas partes do organismo, incluindo pulmões, fígado, pâncreas, sistema digestivo e reprodutor. Por isso, é importante que seja descoberta o quanto antes, para que possa ser tratada desde os primeiros dias de vida dos pacientes.

O Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde inclui o Teste do Pezinho como exame obrigatório para todos os bebês do país, auxiliando a triagem de diversas doenças genéticas. Entre elas, destaca-se a Fibrose Cística, com prevalência de 1 novo caso a cada 10 mil recém-nascidos.

Porém, mesmo sendo um exame extremamente importante para identificar os riscos de desenvolvimento da Fibrose Cística, não é possível confirmar ou descartar a doença analisando somente o resultado do Teste do Pezinho.

Após um resultado positivo do primeiro teste e da recoleta, o Teste do Suor deve ser realizado, para oferecer mais especificidade na análise e no diagnóstico.

O QUE É O TESTE DO SUOR?

Considerado o padrão ouro para identificar a Fibrose Cística de forma precoce, esse exame simples, rápido, indolor e não invasivo é fundamental para oferecer um diagnóstico preciso e seguro da doença.

COMO FUNCIONA?

Realiza-se a estimulação e coleta de suor no bebê para análise de condutividade, seguida de uma dosagem quantitativa de cloreto de sódio na amostra, sendo considerado o padrão ouro para diagnosticar a Fibrose Cística de forma precoce.

PARA QUEM É INDICADO?

Caso o Teste do Pezinho indique alguma alteração ou suspeita relacionada à Fibrose Cística, ou ainda se o Pediatra que acompanha a criança notar sintomas sugestivos como infecções respiratórias frequentes, tosse crônica ou sinais de desnutrição, o Teste do Suor será solicitado.

Apesar de ser indicado especialmente para os recém-nascidos, crianças maiores e até mesmo adultos podem realizar o Teste do Suor, seguindo orientações médicas. Vale ressaltar que o Birck é pioneiro e o único laboratório da região que realiza este tipo de exame, com uma equipe de Enfermagem treinada e capacitada.

 

A confiabilidade do Teste do Suor está diretamente ligada ao cumprimento de diretrizes internacionais rígidas (que padronizam o volume das amostras e dosagens), além da análise realizada por técnicos laboratoriais experientes.

Esses e outros fatores que atestam a qualidade dos exames e a credibilidade dos resultados você encontra aqui no Laboratório Birck!

O Teste do Suor pode ser realizado em uma das nossas unidades em Pelotas e Rio Grande, ou no conforto do seu lar, com o Birck Home. Entre em contato conosco para mais informações e agendamentos:

📲 WhatsApp: (53) 98402-9134

📞 Rio Grande: (53) 3232-4038

📞 Pelotas: (53) 3225-5166

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.