Qual a importância do Exame IgE para pessoas alérgicas?

Hoje, 8 de Julho, é o Dia Mundial da Alergia! Uma data definida pela Organização Mundial da Saúde para alertar as pessoas sobre o assunto e lembrar que o acompanhamento médico faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas alérgicas.

A alergia pode se desenvolver em qualquer fase da vida, por influência genética ou pela exposição a algum tipo de alérgeno, mesmo que em pouca quantidade. Quando o corpo entra em contato com esse “invasor”, cria anticorpos e libera as substâncias que causam os sintomas de uma reação alérgica: vermelhidão, inchaço, coceira, coriza, etc.

Quais são os tipos de alergia?

  1. Alimentar: é a mais comum, se manifesta com inchaço ou coceira nos lábios, cólica, falta de ar, distensão abdominal, diarreia ou vômito.
  2. Respiratória: causa dores de cabeça, espirros, tosse, rouquidão, falta de ar, coceira no nariz e nos olhos, coriza ou secreção nasal, sensibilidade à luz.
  3. De pele: pode acontecer em qualquer parte do corpo, causando coceira, irritação, aspereza, caroços, bolhas, manchas, etc.
  4. Por medicamento: varia de acordo com a dose ingerida e a sensibilidade do paciente. Pode causar desde sintomas moderados (náusea e vômitos), à anafilaxia, uma dificuldade respiratória grave que necessita de intervenção médica.

O que é alérgeno?

Uma comida, um brinquedo de pelúcia, um ambiente com tapetes e cortinas, todos eles podem conter alérgenos, que são substâncias que podem causar reações alérgicas.

Pólen, poeira, fungos, ácaros, bactérias, alimentos, remédios, plantas, animais… A lista é longa, e varia de acordo com cada paciente. Por isso, quando o alérgeno é desconhecido, a avaliação médica é fundamental.

Alguns exames ajudam no diagnóstico da alergia, como o teste clínico de provocação oral (exclusão e reintrodução de alimentos “suspeitos” na dieta), o teste de punção (aplicação de alérgenos diretamente na pele) e o Exame IgE.

Como funciona o Exame IgE?

Esse exame dosa a imunoglobulina E, uma proteína que aparece em maior concentração no sangue durante reações alérgicas, quadros crônicos de asma ou rinite, parasitoses e fungos que acometem o sistema respiratório.

Quando o paciente se queixa de alergias frequentes, o médico indica o Exame IgE para medir o nível total de sensibilidade alérgica e fazer uma triagem dos possíveis alérgenos que causam as crises. Assim, é possível iniciar o tratamento mais adequado e se prevenir de novos episódios de alergia.

Como posso agendar o meu Exame IgE?

A única preparação prévia exigida para este exame é o jejum, de apenas 4 horas. Quando você estiver com o encaminhamento médico em mãos, entre em contato com o Laboratório Birck da sua cidade e agende a sua coleta!

Se quiser ter todo o conforto e comodidade de cuidar da sua saúde sem precisar sair de casa, conheça o Birck Home. Nesse serviço de atendimento a domicílio, uma equipe de Enfermagem capacitada e com experiência em coletas e vacinação vai até você.

 

Laboratório Birck | Você em cada detalhe!

📲 WhatsApp: (53) 98402-9134

📞 Rio Grande: (53) 3232-4038

📞 Pelotas: (53) 3225-5166

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.