Teste do Suor: padrão ouro para diagnosticar a Fibrose Cística

O Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde inclui o Teste do Pezinho como exame obrigatório para todos os bebês do país, auxiliando a triagem de diversas doenças genéticas. Entre elas, destaca-se a Fibrose Cística, com prevalência de 1 novo caso a cada 10 mil recém-nascidos.

Pessoas que convivem com a FC, considerada a mais comum entre as doenças raras, possuem maior concentração de cloreto de sódio no suor (quando comparadas a pacientes saudáveis). Isso ocorre pela disfunção das glândulas secretoras, afetando pulmões, fígado, pâncreas, sistema digestivo e reprodutor.

Apesar de não ter cura, o tratamento da Fibrose Cística deve ser iniciado logo nos primeiros dias de vida do paciente, a fim de garantir melhor desenvolvimento e qualidade de vida. Caso o Teste do Pezinho indique alguma alteração ou suspeita relacionada à FC, ou ainda se o Pediatra que acompanha a criança notar sintomas sugestivos como infecções respiratórias frequentes, tosse crônica ou sinais de desnutrição, o Teste do Suor será solicitado. 

Fundamental para um diagnóstico preciso e seguro, o Teste do Suor é um exame simples, rápido, indolor e não invasivo. Realiza-se a estimulação e coleta de suor no bebê para análise de condutividade, seguida de uma dosagem quantitativa de cloreto de sódio na amostra, sendo considerado o padrão ouro para diagnosticar a Fibrose Cística de forma precoce.  

A confiabilidade do Teste do Suor está diretamente ligada ao cumprimento de diretrizes internacionais rígidas (que padronizam o volume das amostras e dosagens), além da realização do teste por técnicos laboratoriais experientes. Esses e outros fatores que atestam a qualidade dos exames e a credibilidade dos resultados você encontra aqui no Laboratório Birck!

Informações e agendamentos:

📍 Pelotas: (53) 3225-5166

📍 Rio Grande: (53) 3232-4038

📲 WhatsApp: (53) 98402-9134

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.