Qual a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata?

Hoje, 17 de novembro, é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata! Essa data nos convida a refletir sobre os tabus que envolvem os cuidados com a saúde do homem.

Seja por medo ou falta de informação, mesmo nos dias atuais ainda é muito comum que os homens acabem negligenciando um acompanhamento médico regular, principalmente após os 45 anos (que é a idade indicada por especialistas para que os homens com histórico familiar de câncer possam iniciar seus exames de rotina relacionados à saúde da próstata) ou 50 anos (para os homens sem histórico familiar do câncer).

Para solucionar esses problemas e engajar o público masculino no combate à segunda neoplasia que mais mata homens no Brasil, o Laboratório Birck participa ativamente da campanha Novembro Azul. Afinal, diagnosticar o Câncer de Próstata de forma precoce faz toda a diferença para o sucesso do tratamento e é a única forma de garantir a cura.

SINTOMAS

Em sua fase inicial, o Câncer de Próstata é considerado uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer (dor nos ossos, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen), geralmente os tumores já estão em fase avançada.

Por isso é tão importante visitar regularmente um Urologista de sua confiança para realizar os exames preventivos. O diagnóstico precoce do Câncer de Próstata aumenta as chances de sucesso no tratamento em até 90%!

DIAGNÓSTICO

Quando combinados, o exame de toque e a dosagem sanguínea de PSA se tornam o melhor método de análise de alterações na próstata e são capazes de detectar os tumores de maneira precoce. No caso de confirmação do diagnóstico de câncer, o Urologista e o Oncologista são os profissionais indicados para analisar o histórico do paciente e definir os próximos passos.

TRATAMENTO

O melhor tipo de tratamento varia caso a caso e depende de diversos fatores: estado de saúde atual, expectativa de vida do paciente, grau de desenvolvimento da doença e a possibilidade de apostar em alternativas menos invasivas. Para os tumores de baixa agressividade, por exemplo, existe a opção de vigilância ativa, em que o câncer é monitoramento periodicamente e a intervenção médica ou cirúrgica se dá apenas se houver progressão do(s) tumor(es).

INFORMAÇÃO

Quebrar preconceitos, conversar com os amigos e familiares, compartilhar informações sobre o assunto e, principalmente, tirar dúvidas com um profissional qualificado para te orientar e tranquilizar em todas as etapas do processo é essencial. Cuide-se e conte com o Laboratório Birck para te auxiliar na busca por uma vida mais saudável e feliz! Estamos sempre prontos para atender você.

Durante todo o mês de Novembro, oferecemos 50% de desconto no Exame PSA e 25% de desconto no Teste PHI, modalidades que avaliam a saúde da próstata e devem ser indicadas por um Urologista. Visite o seu médico regularmente, entre em contato conosco para tirar dúvidas e agende seus exames na unidade Birck mais próxima:

📲 WhatsApp: (53) 98402-9134

📍 Pelotas: (53) 3225-5166

📍Rio Grande: (53) 3232-4038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.