Quais os benefícios das atividades físicas para os idosos?

Envelhecer com qualidade de vida e autonomia é o objetivo de todos. Mas você sabia que há um fator bem importante para chegar à terceira idade esbanjando saúde? A prática regular de atividade física, em todas as fases da vida, beneficia a saúde como um todo!  

Para muitas pessoas que ainda não incluíram essa prática em suas rotinas, pode parecer um desafio, mas nunca é tarde para começar. Os exercícios físicos mantêm o tônus muscular, prevenindo o enfraquecimento dos ossos; melhoram o sistema respiratório e cardiovascular; regulam as taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, entre outros.

Além disso, a maioria das doenças que acometem os idosos estão ligadas ao sobrepeso (ou má alimentação) e ao sedentarismo prolongado, a exemplo dos problemas cardíacos e da diabetes.

Mas existem também algumas doenças degenerativas que passam a limitar cada vez mais os movimentos do corpo, por isso é tão importante contar com um acompanhamento médico multidisciplinar e colocar o corpo em constante movimento, do jeito que for possível.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Segundo Daniel Fagundes Godoy, professor da PUC/RS, a atividade física é capaz de estimular a memória e a coordenação motora dos idosos. Quando aliada ao convívio social, pode levar a uma melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson.

Se o idoso não gosta de ir à academia, por exemplo, é possível incluir exercícios aeróbicos em casa, utilizando o peso do próprio corpo. Além de desenvolver mais resistência óssea e muscular, uma caminhada leve e alguns minutos de dança fazem muita diferença no dia a dia.

Exercícios na água também são excelentes para se refrescar no calor e manter a saúde em dia. Existem turmas especiais de natação e hidroginástica para essa fase e é mais um ambiente de socialização para os idosos, onde eles podem compartilhar experiências e descobrir novas habilidades.

ESTAMOS VIVENDO UMA PANDEMIA, E AGORA?

Muitos profissionais da área dos esportes, saúde e bem-estar encontraram uma maneira segura de continuar atuando neste momento, seja com treinos online ou com atendimento exclusivo a domicílio, tomando todos os cuidados necessários.

É preciso lembrar que, neste momento de menor convívio social e isolamento domiciliar, onde ficamos menos ativos em todos os aspectos, a saúde mental dos idosos também precisa ser uma prioridade da família. Afinal, as atividades físicas equilibram o corpo, mas também é necessário oferecer equilíbrio para a mente!

 

O primeiro passo para quem quer iniciar uma rotina de exercícios (ou retomar a prática de determinado esporte após um tempo parado) é realizar uma avaliação médica. É ela que vai mostrar se você está apto para isso, e um bom profissional pode até indicar quais tipos de prática são ideais para a sua idade e condição física. 

O segundo passo é ir em busca do tipo de exercício que seja mais prazeroso para você. Analise se ele está dentro das suas capacidades financeiras, do seu tempo disponível e não esqueça do principal: seu corpo está apto para realizá-lo sem sobrecarga? 

Não tenha medo de tentar! Marque aulas experimentais, busque indicações profissionais com seus parentes e amigos, converse com as pessoas que vão te auxiliar no dia a dia e inclua os exercícios na sua rotina de hábitos saudáveis.

Que tal fazer aquela aula de Yoga que você sempre quis? Ou voltar a fazer musculação? Será que o Pilates pode se encaixar na sua rotina? Um envelhecimento feliz e saudável é reflexo das escolhas que fazemos hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.