Novembro azul: um alerta para os homens sobre o câncer de próstata

A doença é o tipo de câncer mais comum entre os homens, especialmente após os 50 anos de idade.

Conversar sobre o câncer de próstata ainda é um tabu entre os homens. Embora seja uma doença considerada comum, por medo ou desconhecimento, o público masculino não costuma comentar muito sobre o assunto, reduzindo a taxa de prevenção e consequentemente a de cura. Por isso, durante todo mês de novembro, campanhas para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce são realizadas mundialmente. 

Engajados nesta causa, listamos aqui importantes informações relacionadas à doença. Vamos ver?

Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga. O Câncer neste órgão é um tumor que afeta a glândula e, às vezes, avança de forma lenta. Normalmente não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Já em alguns casos, pode crescer rapidamente, e se espalhar para outros órgãos, um efeito conhecido como metástase.

Quais são os sintomas do câncer de próstata

Em muitos casos não são reconhecidos sintomas específicos. A orientação geral é a realização do exame de sangue, denominado PSA, a partir dos 50 anos. De qualquer forma, alguns sintomas podem representar a doença, como:

  • Dificuldade para urinar;
  • Sensação constante de bexiga cheia;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, se a doença se disseminou;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Geralmente, históricos de câncer na família aumentam o risco de contrair a doença. Alguns estudos comprovam que homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, possuem chances maiores de desenvolver o mesmo tipo de câncer.

Por isso, os homens com proximidade direta de câncer de próstata na família, devem iniciar o rastreio do câncer até 5 anos antes dos homens sem histórico, ou seja, a partir dos 45 anos.

Prevenção e exames

O exames de toque e a dosagem sanguínea do PSA, são considerados os principais métodos de prevenção. Mesmo que desconfortável, o exame de toque retal auxilia o médico a identificar qualquer alteração na próstata. De qualquer forma, o ideal é realizar este procedimento aliado ao de PSA, como uma forma de tentar identificar o câncer precocemente.

Tratamentos

Em fase inicial, o câncer de próstata pode ser curado através de uma cirurgia de retirada da próstata, eliminando completamente a doença. Mas, atenção: este processo depende da idade e do estado evolutivo. O urologista pode indicar outros tipos de tratamentos, como o uso de remédios e até quimioterapia e radioterapia. 

Novembro Azul

No mês que representa a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata, o Laboratório Birck realiza campanhas de conscientização e incentivo ao público masculino, oferecendo 50% de desconto no exame de PSA, e alertando a importância da realização do exame de toque.

Clique aqui, entre em contato com o Laboratório Birck e solicite mais informações.

 

One comment

  1. Encontrei o Artigo por coincidencia em uma pesquisa através
    do Google. Interessante artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.