Exame de Hemoglobina Glicada no Controle da Diabetes

O Ministério da Saúde divulgou um relatório que aponta o crescimento em mais de 60%, em apenas 10 anos, do número de brasileiros que convivem com a diabetes. O aumento da concentração de açúcar no sangue nem sempre gera os mesmos sintomas em todos pacientes, então muitos diabéticos nem sabem que convivem com a doença.

Por isso, ressaltamos a importância da realização dos exames de rotina para manter a sua saúde em dia! Quando não tratada, a diabetes pode aumentar o risco de doenças renais ou cardiovasculares, disfunção sexual, problemas oculares, entre outras complicações.

Quais os principais fatores de risco?

– Histórico familiar de diabetes;

– Pressão alta ou Colesterol alto;

– Alterações na taxa de triglicerídeos;

– Sedentarismo e obesidade (associados ou não);

– Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos;

– Alimentação rica em alimentos ultraprocessados e alta ingestão de açúcar;

– Mulheres que desenvolveram Diabetes Gestacional ou cujos bebês nasceram com mais de 4kg.

Como descobrir se eu tenho diabetes?

Existem dois exames de sangue indicados para rastrear a diabetes ou auxiliar no diagnóstico inicial: o Exame de Glicemia e o Exame de Hemoglobina Glicada, geralmente indicados para pessoas que apresentam algum dos fatores de risco ou perceberam algum sintoma (por exemplo: sede e vontade de urinar excessivas, aumento do apetite, cansaço além do normal, vista embaçada, entre outros).

Ao avaliar o seu caso, o médico vai orientar quais modalidades de exames você precisa realizar para ter um diagnóstico mais preciso e poder dar os primeiros passos no controle glicêmico (ou no tratamento, em caso de confirmação da doença).

 Exame de Hemoglobina Glicada

O pigmento que torna o nosso sangue vermelho se chama hemoglobina e todo o excesso de glicose que se liga a este pigmento, forma a hemoglobina glicada. Quanto maior o nível de glicose na corrente sanguínea, maior o nível de hemoglobina glicada.

Também conhecido como teste de HbA1C ou A1C, o Exame de Hemoglobina Glicada é uma forma eficaz de avaliar os níveis médios da glicose na corrente sanguínea nos últimos 2 ou 3 meses, auxiliando no diagnóstico da pré-diabetes ou no controle da glicemia de pessoas que já possuem diabetes mellitus tipo 1 e 2.

Aqui no Birck, utilizamos o método HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), considerado o padrão ouro para determinação da hemoglobina glicada nas amostras de sangue.

Sabemos que a diabetes não tem cura, mas com hábitos de vida saudáveis, acompanhamento regular do seu quadro de saúde e respeito às orientações médicas, é possível manter o controle adequado da glicemia. Manter-se bem informado e seguir o tratamento é a chave para ter mais qualidade de vida e menos preocupações!

Também é importante ressaltar que o controle da diabetes vai muito além do controle da glicemia: esteja sempre de olho na pressão sanguínea e nos seus níveis de colesterol. O tratamento com uma equipe multidisciplinar é essencial, não apenas para tratar os sintomas, mas para prevenir complicações e criar uma rotina mais saudável.

Cuide-se! Visite o seu médico regularmente e conte com o Birck para ter toda a segurança necessária na realização dos seus exames. Entre em contato conosco:

📲 WhatsApp: (53) 98402-9134

📍 Pelotas: (53) 3225-5166

📍 Rio Grande: (53) 3232-4038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.