Câncer de mama: prevenção, sintomas e exames 

A doença é uma das mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil

Gerado a partir da multiplicação de células anormais, o câncer de mama é uma das doenças mais comuns na vida das mulheres. Dependendo de suas características, cada tumor se desenvolve de forma diferente: alguns tipos crescem lentamente, enquanto outros evoluem rapidamente. Por esse motivo, orientamos sempre a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença e, se detectada, poder iniciar o tratamento o quanto antes.

Prevenção do Câncer de Mama

Quando mencionamos a “prevenção do câncer de mama” estamos falando em comportamentos que auxiliam na redução do risco, tentando evitar que a doença se desenvolva.

De forma geral, além da realização de exames periódicos, a prevenção pode atuar diretamente sobre os fatores de risco modificáveis. Isso inclui algumas mudanças de hábitos como:

  • Praticar atividades físicas;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Evitar exposição aos riscos ambientais.

Importante: mesmo que você coloque em prática todas essas medidas, ainda existe a possibilidade, embora reduzida, do câncer de mama se manifestar.

Sintomas do câncer de mama

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um pequeno nódulo ou caroço indolor, chamado de nódulo mamário. Porém, é importante lembrar que nem todo nódulo pode ser sinal da doença. Ele pode corresponder a alterações benignas da mama ou câncer.

De qualquer forma, sinais e sintomas devem sempre ser investigados. Conhecer o que é normal em seu corpo, e identificar possíveis alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, são fatores fundamentais para a detecção precoce da doença.

Lembre-se: Além de fazer o autoexame regular da mama, consultar regularmente um mastologista, é muito importante. Estas atitudes, ajudam a entender melhor a anatomia da sua mama ao longo do tempo, permitindo identificar pequenas alterações tão logo elas surjam.

Listamos abaixo alguns dos sintomas que podem caracterizar risco de câncer de mama:

  • Presença de nódulo ou caroço indolor;
  • Inchaço ou alteração no tamanho de uma das mamas;
  • Alteração na forma ou coloração do mamilo;
  • Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;
  • Alterações na pele da mama, como vermelhidão ou pele mais dura;
  • Coceira frequente na mama ou no mamilo;
  • Alteração na coloração ou forma da aréola;
  • Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  • Veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho.

Exames para identificar o câncer de mama

Exame físico: geralmente é o primeiro exame feito quando a mulher tem sintomas do câncer, ou descobriu alterações na mama depois do autoexame. No exame o ginecologista sinaliza nódulos na mama, indicando a realização de exames mais específicos, como a mamografia. 

Mamografia: considerada o melhor exame para identificar o câncer ainda na fase inicial. O exame consiste num raio X , observando a existência de lesões antes mesmo da mulher apresentar irregularidades na mama, ou liberação de líquido pelo mamilo.

Ultrassom da mama: é frequentemente realizado depois da mulher fazer uma mamografia e do resultado ter apresentado alguma alteração. 

Ressonância magnética: utilizado principalmente quando existe grande risco de a mulher apresentar câncer da mama, identificado nos resultados da mamografia ou do ultrassom.

Biópsia da mama: normalmente é o último exame de diagnóstico utilizado para confirmar a presença de câncer, feito no laboratório com amostras retiradas diretamente das lesões da mama. As amostras permitem observar se existem células tumorais que, quando presentes, confirmam o diagnóstico de câncer.

Exames de sangue: quando existe um processo cancerígeno, algumas proteínas específicas têm a concentração aumentada de sangue. Por isso, o exame de sangue é extremamente útil no diagnóstico do câncer de mama.

Outubro Rosa

No mês que representa a prevenção do câncer de mama, o Laboratório Birck realiza campanhas de conscientização e incentivo ao público feminino. Oferecemos descontos em exames para mulheres, e alertamos a importância de exames preventivos, além do câncer de mama, sobre riscos de câncer de ovários e câncer de colo de útero.

 

Clique aqui, entre em contato conosco e solicite mais informações

Lembre-se: consulte regularmente o seu médico e cuide da sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.