As alergias da primavera: como identificar e prevenir?

A chegada da primavera é um grande incômodo para quem sofre de crises respiratórias.

O frio vai embora e os dias ficam mais floridos: assim surge a Primavera! Alegrando as manhãs e os fins da tarde, a estação não apresenta somente flores para quem sofre de problemas respiratórios. As crises de rinite alérgica, sinusite, asma e conjuntivite, por exemplo, tendem a aumentar devido a intensidade da presença de pólens no ar. Porém, a polinização das plantas não é o único fator que contribui para este cenário: as variações de temperatura também justificam os problemas de alergia.

Durante a estação, o tempo fica mais seco e as temperaturas oscilam muito. Com a diminuição da umidade, gases e tóxicos poluentes se concentram no ar e não se dispersam na atmosfera.

Quais são os sintomas de alergia ao pólen?

Quem já sofre com alergia têm reações como tosse constante, garganta seca, irritação dos olhos, coceira no nariz, coriza, espirros e congestão nasal.

Os sintomas podem estar presentes por cerca de 3 meses. Geralmente, quem é alérgico ao pólen, também tem alergia a pêlo de animais e a poeira, devendo evitar o seu contato.

Como saber se tem alergia ao pólen?

Para saber se tem alergia ao pólen deve-se ir no alergologista. Ele realiza exames específicos para detectar a alergia, que normalmente são realizados diretamente na pele. Além disso, o médico irá recomendar um exame de sangue para avaliar a quantidade de IgE, por exemplo.

Não se automedique: um alergista ficará responsável pelo tratamento necessário.

Existem alérgenos específicos para cada tipo de pesquisa. Por exemplo: a pessoa pode saber se tem alergia ao pólen de uma determinada árvore, realizando o exame correspondente para o caso.

As crises alérgicas podem ser leves ou graves, porém, tendem a ser mais fortes quando estão em contato com o causador da reação.  

Fique atento para prevenção

Separamos algumas dicas preventivas aos ataques de alergia:

1Beber bastante água: o recomendado é ingerir dois litros ao dia. Abuse, também, do consumo de sucos naturais e água de coco. A água é grande aliada de todas as secreções do corpo, inclusive as do nariz!

2 – Manter a casa sempre limpa: a poeira acumulada, o mofo e o contato com pelos de animais, contribuem para a irritação de nariz e olhos. Por isso,  lave a roupa de cama semanalmente e use fronhas e capas de colchão antiácaros.

Elimine os tapetes do quarto, troque cortinas por persianas, e substitua  o carpete por piso. Mas não esqueça: limpe semanalmente!

3 – Fechar as janelas:  o pólen se intensifica no período da manhã, fim de de tarde e quando há muito vento. Nesses períodos, procure deixar as janelas fechadas, evitando a dispersão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.