Atendimentos: Segunda à Sexta das 7h às 18h. Sábado das 7h às 12h. - Procedimentos: Segunda à Sexta das 7h às 17h - Sábado das 7h às 11h.

WhatsApp (53) 98402-9134

Pelotas (53) 3225-5166

Rio Grande (53)3232-4038

Pelotas - Rua Quinze de Novembro, 467

Rio Grande - Rua Gen. Osório, 586

Por que a Pesquisa Seletiva para Estreptococos do Grupo B é essencial para as gestantes?
12 de agosto de 2021
COMPARTILHE

Por que a Pesquisa Seletiva para Estreptococos do Grupo B é essencial para as gestantes?

Estreptococos do Grupo B (também conhecidos pela sigla EGB) são bactérias presentes no trato gastrointestinal, urinário e na flora vaginal de mulheres grávidas. Na maioria dos casos, elas são inofensivas e não causam nenhum sintoma.

Porém, em algumas situações, os estreptococos podem trazer complicações durante a gestação, principalmente no momento do parto, quando podem ser transmitidos da mãe para o bebê. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental em todas as fases da gravidez.

Um dos exames solicitados pelos Ginecologistas e Obstetras na reta final da gestação é a Pesquisa Seletiva para Estreptococos do Grupo B, sobre a qual falaremos no decorrer deste artigo. Acompanhe:

O QUE É INFECÇÃO POR ESTREPTOCOCOS?

Associado à endometrite, sepse, pneumonia, meningite e outras infecções perinatais e neonatais, o EGB é um dos principais agentes de contaminação e ocorrência de partos prematuros, ou nascimento de crianças com baixo peso corporal.

Além de comprometer a evolução da gestação, o EGB pode causar infecções urinárias e uterinas, atrapalhar a cicatrização dos pontos e, em casos mais graves, desenvolver a sepse puerperal, um tipo de infecção generalizada.

O líquido amniótico também pode ser afetado no trabalho de parto, quando a bolsa se rompe e o bebê fica mais propenso à contaminação. Após o nascimento, a infecção pode se manifestar de maneira precoce (na primeira semana de vida do bebê), tardia (entre 7 e 90 dias após o parto) ou muito tardia (após os 3 primeiros meses).

EXAME PREVENTIVO

Para prevenir infecções causadas pelo EGB, é muito importante que ele seja identificado e tratado antes do rompimento da bolsa amniótica e início do trabalho de parto. A Pesquisa Seletiva para Estreptococos do Grupo B é um exame preventivo que pode ajudar as futuras mamães e, em alguns casos, salvar a vida de seus filhos.

Solicitado por Ginecologistas e Obstetras entre a 35ª e a 37ª semana de gestação, este exame é realizado na fase final justamente porque, quanto mais perto de dar à luz, mais a flora vaginal estará parecida com a do momento do parto.

Além disso, a colonização do EGB pode ser intermitente, ou seja, mulheres que não apresentavam EGB no início da gravidez podem apresentar cultura positiva no final, ou vice-versa.

COMO FUNCIONA ESTE EXAME?

Com o auxílio de swabs, são coletadas amostras de secreção anal e vaginal, pois nestes locais é possível verificar com mais facilidade a presença dos estreptococos. As amostras são analisadas aqui no Laboratório Birck e o resultado é entregue em poucos dias.

ESTREPTOCOCOS x TIPO DE PARTO

A Pesquisa Seletiva para Estreptococos do Grupo B serve para fazer a triagem das mulheres que precisarão de antibióticos durante o trabalho de parto. Ou seja, mesmo com um resultado positivo, você não precisa abrir mão do parto natural!

Estar com o EGB não significa oferecer risco para mãe e bebê, desde que seja seguido o protocolo de antibioticoterapia durante o parto, para impedir a transmissão dos estreptococos para o recém-nascido.

Uma das maiores vantagens do parto natural é que a passagem do bebê pelo canal vaginal faz com que ele entre em contato com as bactérias do corpo da mãe e desenvolva defesas para o organismo.

A cesárea também pode ser uma opção vantajosa e segura, pois o tratamento com antibióticos não precisa ser feito se não houver rompimento da bolsa amniótica. Neste caso, não há risco dos estreptococos chegarem até o bebê.

Portanto, o melhor a se fazer é conversar com o seu médico, para decidirem juntos qual a melhor conduta para o seu parto e poder viver o momento mágico de dar à luz sem maiores preocupações.

ONDE POSSO REALIZAR O EXAME?

Essa coleta simples e rápida geralmente é realizada no consultório do seu médico de confiança e, em seguida, encaminhada para análise aqui no Birck.

Mas, se for preciso, você também pode realizar a coleta para a Pesquisa Seletiva para Estreptococos do Grupo B direto no nosso Laboratório! Além das unidades de Pelotas e Rio Grande, oferecemos atendimento a domicílio com o Birck Home.

Você só precisa ter em mãos o seu encaminhamento médico e agendar um horário para ter toda a comodidade dos nossos serviços. Para mais informações, valores e convênios disponíveis, entre em contato conosco!

 

📲 WhatsApp: (53) 98402-9134

📞 Rio Grande: (53) 3232-4038

📞 Pelotas: (53) 3225-5166