O que é o Teste do Pezinho? 

O que é o Teste do Pezinho? 

É um exame laboratorial que tem por objetivo pesquisar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê.

A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso, desde que identificadas antes mesmo de manifestar sintomas.

 Por que o nome Teste do Pezinho?

Porque a analise é realizada através de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê. Procedimento simples e que não traz riscos para a criança.

A escolha do local foi feita por ser uma região bastante irrigada do corpo, o que facilita o acesso ao sangue para a coleta da amostra.

 Quando deve ser feito? 

A partir do 3º dia de vida, e após este, o mais rápido possível, antes de completar o 1º mês.

Quais os perfis do Teste do Pezinho?

Master Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, Hipotireoidismo congênito (T4 e TSH), Hiperplasia adrenal congênita, Fibrose cística, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose congênita, Deficiência da G6PD, Sífilis congênita, Citomegalovirose congênita, Doença de chagas congênita, Rubéola congênita.

 

Plus Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, Hipotireoidismo congênito (T4 e TSH), Hiperplasia adrenal congênita, Fibrose cística, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose congênita.

 

Ampliado Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, Hipotireoidismo congênito (T4 e TSH), Hiperplasia adrenal congênita, Fibrose cística.

 

Básico Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, Hipotireoidismo congênito (T4).

 

Exames opcionais Surdez congênita (Conexina 26), Acidemias orgânicas e aminoacidopatias (Tandem), Deficiência da MCAD, AIDS.

 

Quais doenças podem ser detectadas?

Fenilcetonúria: responsável por apresentar um quadro clínico de deficiência intelectual;

Hipotireodismo Congênito: quando existe a falta ou produção insuficiente de hormônios da tireoide, essenciais para o desenvolvimento neurológico;

Deficiência de biotinidase: interferência no desenvolvimento intelectual da criança;

Fibrose cística: é uma doença crônica que atinge os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo e causa secreções pulmonares e má absorção intestinal;

Anemia falciforme: compromete o transporte de oxigênio, provocando graves problemas a diferentes tecidos e órgãos;

Hiperplasia adrenal congênita: influencia o desenvolvimento sexual de meninos e meninas, além de ser responsável pela perda de sal.

Em quanto tempo sai o resultado?

Em média, os resultados saem em 7 dias.

Resumo:

O Teste do Pezinho é essencial para a qualidade de vida do bebê!

Fique atento e não deixe de realizar o procedimento.

One comment

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.